Basel: Le Trois Rois

Suíça, Basel: Le Trois Rois

A primeira vez que fui à Suíça tive a impressão de estar entrando em uma caixinha de joias. Sabe essas com musiquinha? Ela é perfeita, organizada, dentro dos conformes. Esse país tem uma série de curiosidades. Por exemplo, nele se falam quatro idiomas – francês, alemão, italiano e o romanche –, já que o país faz divisa com a França, Alemanha, Áustria e Itália. A sede da ONU fica em Genebra, a Suíça nunca participou de uma guerra mundial e é até hoje país neutro. Politicamente correto, sabe?
Além disso, o povo é britânico com horário. Quando um trem diz que vai chegar ou partir às 16h34, leve isso a sério.
Basel é uma pequena e encantadora cidade com arquitetura barroca, fundada em 44 A.C. Por aí, coloca Velho Mundo nisso! O rio Reno a separa em duas: a Grande Basileia (nome de Basel em português) e a Pequena. Claro que a parte mais legal está na Cidade Velha, em especial na praça Markt Platz, onde acontece a colorida feira de alimentos (cheia de banquinhas com guloseimas, frutas e verduras) na frente da sede da prefeitura, que não é qualquer sede – espie a imagem ao lado e note o detalhe do prédio vermelho com os afrescos de Hans Holbein.
Ainda por essas bandas está a Läckerli-Humus, uma tradicional confeitaria que vende os famosos bolinhos de mel. E, claro, não deixe de provar os chocolates e queijos suíços. No passado Basel foi um importante centro medieval, hoje desponta como um importante centro cultural. Não perca o Museu Vitra e admire o trabalho projetado por importantes nomes, como Herzog & de Meuron, Morget & Degelo e Diener & Diener. Eu disse que ela é pequena e é mesmo, mas ainda assim desponta como a terceira maior cidade do país, com 600 mil habitantes e com economia baseada nos gigantes farmacêuticos. A melhor maneira de circular por ela é de bondes, os Drämmli. Na hora de mimar-se escolha pelo Grand Hotel Le Trois Rois, devidamente bem localizado, nas margens do rio Reno. É um dos hotéis mais antigos da Europa, datado de 1681. Foi remodelado em 1884 e hoje exibe o bem-vindo mix de tecnologia, conforto e serviço com séculos de histórias pelas paredes, fachadas, tetos, móveis. Hóspedes ilustres? Que tal o Imperador Joseph II, Napoleão Bonaparte e Johann Wolfgang von Goethe?

Para saber mais:
www.lestroisrois.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *