Cânions: Parador Casa da Montanha

Rio Grande do Sul – cânions – Aventura

Os cânions emocionam pela beleza e forte personalidade de um dos cenários mais selvagens e dramáticos da serra brasileira. Eles ficam entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A parte de cima pertencem aos gaúchos. A gente olha a ruptura causada pela separação dos continentes e pensa ter sido feita com uma faca, de tão retinha. São paredões que chegam a 1.500 metros de altitude. Nos dias límpidos se vê o litoral. A qualquer momento esperamos pela viração. Nada mais comum e esperado do que ver as nuvens chegando e tomando conta da paisagem, para no segundo seguinte sumirem como num passe de mágica.

O cânion mais urbano é o Itaimbezinho com trilhas delimitadas, lanchonete e estacionamento. Os mais selvagens são o Fortaleza, Malacara e Churriado. Para chegar ao Fortaleza a que se encarar uma estrada esburacada de 20 KM, quando chove o barro pede um 4X4. Já quem quer chegar no Churriado e Malacara deve encarar um trekking de 24 KM feito na borda dos cânions atravessando planícies e desfrutando de uma paisagem deslumbrante. Apesar da distância a caminhada é leve, nela é fundamental a presença de um guia, se perder é fácil, ainda mais quando bate a viração.

A pacata Cambará do Sul é a capital dos cânions. Há pelo menos um bom restaurante, o Casarão, que serve rodízio de galeto, polenta assada no forno com queijo, sopa de capelete, massas e buffet de salada orgânica.

O Parador Casa da Montanha é um hotelzinho charmoso que tem a proposta de ser um “camping de luxo”. São barracas de lona que parecem pequenos chalés românticos e ficam na beira de um riozinho. Para uma viagem a dois escolha a barraca com chuveiro no quarto e jaccuzzi na sacada (bem mais confortável). Apague todas as luzes e fique a namorar na sacada com a melhor das trilhas sonoras: o barulhinho do rio correndo…

www.paradorcasadamontanha.com.br

Namore com a melhor das trilhas sonoras: o barulhinho do rio correndo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *