Cusco: Casa Andina Private Collection 

Peru, Cusco: Casa Andina Private Collection 

Cidade Sagrada. Assim os incas chamavam Cusco no auge do seu império no Peru, entre os séculos XI e XII. Hoje, Cusco aparentemente é a porta de entrada para o sitio arqueológico de Machu Picchu, uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. O que logo se descobre é que Cusco sozinha segura uma viagem. Inclusive o trio: Cusco + Trilha de Salkantay (veja capítulo 52) e Águas Calientes (capitulo 50) são uma viagem e tanto! Então você descobre que ela tem uma vida noturna das mais agitadas e divertidas, com gente de todas as partes do mundo, que a gastronomia é de comer de joelhos (anote aí restaurantes imperdíveis: Limo, Chicha, Fallen Angel). E também que durante o dia você tem alguns séculos de história dos incas e dos espanhóis para visitar.

Logo vai saber que foi a pólvora a pôr fim a uma das civilizações que nos surpreendeu pela arquitetura. Cusco é uma cidade com ruas estreitas e feitas de pedra, calçadas mais estreitas ainda (só passa uma pessoa por vez), muitas ladeiras e uma praça central, La Plaza de Armas, onde está a catedral. Dentro das janelinhas, nas fachadas coloniais, estão endereços gastronômicos de peso, bem decorados, modernos, onde a noite acontece (começa ali). Há diversas lojas de artesanato, roupas de lã de alpaca e vicuña (lãs nobres). Os turistas se veem encantados com as mulheres e crianças trajadas com suas vestimentas coloridas e saem a disparar fotos, que são devidamente cobradas. Sim, elas já aprenderam que a curiosidade alheia pode render uns solis (moeda local).

O fato de Cusco estar a 3.500 metros de altitude pode gerar algum mal-estar nas primeiras horas, então beba muita água, busque descansar que logo o corpo acostuma. Sugestão: veja o pôr do sol de cima da fortaleza de Sacsahuamán, o templo sagrado. A foto deste capítulo foi feito de lá (use uma teleobjetiva). É lindo ver Cusco ser pintado de dourado com a luz do entardecer. Depois desça, desfrute da noite e fique hospedado no Casa Andina Private Collection, um hotel charmoso e confortável.

 

Para saber mais:

www.casa-andina.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *