Ilha de Páscoa: Explora

Ilha de Páscoa! Parece longe e distante do mundo, e é, fica a 3.700 KM do continente americano. Não há nada muito perto, na verdade ela é a ilha mais isolada do planeta, com quatro mil habitantes, e seu nome, no idioma nativo, já revela nuances de sua essência: Te pito o te henúa que quer dizer Umbigo do Mundo. Ela está no meio do caminho entre Santiago do Chile e o Taiti, suas coordenadas apontam para a Polinésia oriental, no sul do Pacífico.

É pequena, tem apenas 170 KM quadrados, de qualquer parte se pode ver o mar, rapidamente se cruza ela de cabo a rabo. Os vôos que vêem da América Latina fazem uma escala no território pascuense antes de partirem à Polinésia (sugiro um pit stop de duas noites). Seu grande atrativo são os Moia – símbolo da civilização Rapanui que chegam a medir dez metros de altura e pesar 90 toneladas, eles significavam poder entre as tribos e eram uma homenagem aos mortos celebres.

Leve na mala curiosidade para conhecer a história deste povo que devastou todas as árvores nativas da ilha (pois elas eram usadas para o transporte dos Moia) e chegou à beira do extermínio de 20 mil pessoas. No meio das estátuas que estão por todas as partes da ilha está o Hotel Mile Rapu do grupo Explora, bem no centro, no setor de Te Miro Oone.

O Explora repete ali o que faz com maestria na Patagônia e Atacama: promove excursões, sempre em grande estilo, pela ilha que podem acontecer em caminhadas, bicicletas e cavalgadas e levam você até a Cantera (fábrica onde os Moia eram construídos, ou melhor, lapidados nas pedras), à cratera do vulcão, aos 15 Moia de Tongariki (mior ahu – plataforma de Moia – da ilha) e as cavernas. Com vans equipadas, guias locais, piqueniques. No centrinho da ilha tem alguns bares e restaurantes badaladinhos e um mercado público que merece uma visita. Imperdível: o atum da Ilha de Páscoa, saiba que ali nas águas do Pacífico estão os melhores atuns do mundo. O ceviche de atum servido no Explora é de comer de joelhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *