Istambul: Ritz

Istambul é a cidade das mesquitas, os templos de oração dos mulçumanos, que a deixam tão misteriosa e atraente. É o canto das orações evocados cinco vezes por dia que comprovam este ser um país devoto a Ala, sem aparentes atos fanáticos.

O estreito de Bósforo separa o lado europeu do asiático e você deve conhecer os dois, a travessia é rápida e deliciosa dentro de um dos ferry boats.

A cordialidade do povo turco é deliciosamente surpreendente. Um quarto das mulheres usa lenço na cabeça e pouquíssimas burca. Os homens são respeitosos. Ela é suja, o trânsito caótico, é a cidade européia mais populosa, e mesmo assim, Istambul é apaixonante!

O que mais encanta são os mercados: Grand Bazaar e Spice Market. Espere encontrar uma explosão de cores, sabores e aromas. No imenso Grand Bazaar há desde os famosos tapetes turcos, lenços de cashmere, a singela louça típica colorida, tabuleiros, lâmpadas do gênio… Tente encontrar produtos que não sejam made in China. É de praxe negociar, mas não fique apenas focado em preço, garimpe por qualidade. No Spice Market são as especiarias que vão reinar! Amarelo, vermelho, azul, verde tomam conta das banquinhas que estão lado-a-lado no longo corredor.

No lado antigo, visite a belíssima Mesquita Azul, com seis torres, projetada entre 1609 e 16, por ordens do sultão Ahmed e na frente dela a Basílica de Santa Sophia (Hagia Sophia) construído entre 532 e 37 pelo Império Bizantino para ser a Catedral de Constantinopla, virou mesquita em 1453 e hoje é um museu. Ambas de uma beleza tocante!

Istambul é um lugar onde a gastronomia reina com sabores que vêm dos mares, o cordeiro, as especiarias. Não perca o cardápio inspirado em receitas otomanas, do ano de 1.400, do Asitane, os moderninhos 29 Ulus e Sunset, com uma vista mravilhosa da ponte do Bósforo. Assista o empolgante Turkish Dance Night no Hodjapasha e suba na Galata Tower, no entardecer, para ter uma bela vista da cidade.

Dica da Cris: O banho turco do The Ritz Carlton foi uma das experiência mais incríveis da minha vida, o carinho da equipe faz bem a alma, prove o meze preparado pelo chef Ali Ronay, inesquecível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *