Santa Catarina: Pousada da Vigia

A pousada da Vigia fica no extremo norte da ilha de Florianópolis, sul do Brasil, cerca de 50 minutos do aeroporto Hercílio Luz. Ela foi projetada na antiga casa de veraneio do governador Celso Ramos. Em 1994 foi comprada pela família Perna, do Rio Grande do Sul, e desde então recebe visitantes nos seus dez apartamentos e duas suítes.

O que eu considero seu ponto altíssimo é o barulhinho do mar que se pode escutar dos apartamentos que tem sacada com vista para a praia, ela fica em cima das pedras. Em nenhum outro lugar eu escutei o som das ondas quebrando na encosta de forma tão forte, parece musiquinha de ninar aquele constante “chuaaa”. A sensação é de estarmos dentro do oceano.

Os apartamentos são simples. As duas suítes têem cobertura e jacuzi privativa. A sala da pousada tem um clima praiano, sofás coloridos, teto branco em V, uma prateleira com livros e filmes em DVD e uma boa seleção musical que toca constantemente.

De maio a julho acontece a Pesca da Tainha, o mar se enche de barquinhos, os pontos de vigia (daí vem o nome da pousada) são marcados pelos pescadores que ficam atentos aos cardumes e comunicam uns aos outros com sinais e apitos.

A praia da Lagoinha é de águas calmas, areia bem clarinha, com poucas casinhas rústicas de madeira do tipo “pé na areia”, no verão transformadas em bares, e alguns condomínios residenciais. Ela é uma praia familiar. No verão lota de turistas, no inverno é tranqüila, quase deserta.

Dica da Cris: assista o pôr do sol de dentro da jacuzi que fica no deque ao ar livre. Sugestão que vale para qualquer época do ano, pois ela pode ser aquecida até 37 graus, nenhum frio atrapalha. No cardápio do bar da piscina tem cerveja artesanal Eisenbahn e camarões flambados. Jante no bistrô que fica numa varanda com vista para o mar, mas chegue cedo, a hora que ele fica mais romântico e convidativo é no entardecer. As velinhas de cada mesa são acesas e o azul do crepúsculo é lindo. Você assiste a mudança da cor do céu de camarote, num total clima Love is in the air.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *