Vale de Colchagua: Hotel Santa Cruz 

Chile, Vale de Colchagua: Hotel Santa Cruz 

O Chile foi abençoado com um solo propício para o cultivo de uvas para elaboração de vinhos finos – graças à Cordilheira dos Andes e ao Oceano Pacífico. Ele desponta ao lado de Mendoza, na Argentina, como um dos melhores países do Novo Mundo a produzir tintos e brancos. As vinícolas perceberam que quem gosta de tomar vinho aprecia conhecer mais de pertinho este fascinante mundo que envolve muita história e tradição e começaram a organizar tours bodegas adentro.

Com isso surgiram as Rutas del Vinos e cada vale tem a sua. No Vale de Colchagua, a 200 quilômetros ao sul de Santiago, está a primeira e mais organizada ruta do país. Colchagua foi eleito em 2005 o melhor vale do mundo pela revista Wine Enthusiast (a bíblia do vinho). Com este prêmio e vinícolas de porte por lá instaladas, o destino virou coqueluche para quem gosta, entende ou quer saber mais sobre o tema. Vale passar umas duas, três noites na pequena cidade de Santa Cruz (uma espécie de capital do vinho) que tem o Hotel Santacruz Plaza como o melhor da região. Projetado com ares da arquitetura espanhola, tem bom serviço e um quarto confortável, afinal, namorar está sempre nos seus planos, certo?

Ao lado do hotel (na verdade parte dele) está o Museu de Colchagua, moderno e conhecido por suas figuras de ouro da Cultura Moche, documentos históricos, peças da coleção particular de Carlos Cardón da cultura latino-americana (o maior do continente sul). O hotel fica estrategicamente localizado na frente da praça, onde em março acontece a comemoração mais esperada da região, a Festa da Vindima, com uma série de atividades culturais e artísticas para comemorar o fim de um ano de trabalho no vinhedo. Barraquinhas tomam conta do cenário e os visitantes podem provar um vinho aqui, outro ali.

Pela redondeza estão as vinícolas que podem ter visitas agendadas. Vale conhecer: Montes, Viu Manent, Casa La Postole, Los Vascos e Santa Cruz. Há muitas outras, então a proposta é ir com calma e degustar cada uma com tempo. Meio turno por vinícola vai bem, com direito a um almoço entre elas (o restaurante da Viu Manent é muito bom). Nos tours você conhece a bodega, os vinhedos e faz degustação nas lojinhas.

 

Para saber mais:

www.hotelsantacruzplaza.cl/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *